6.7.08

Estou muito arreliada!!!

É uma maneira de dizer que estou muito chateada, que estou furibunda, que há qualquer coisa que não suporto e que me está a azucrinar!

Hoje deflagrou um incêndio na serra de Sintra.
Era, e ainda é a esta hora, um incêndio enorme que abarcava uma vasta área de floresta e que fazia um fumo de meter medo a qualquer Sereia*.

Esse incêndio tem sido combatido com a ajuda de 2 helicópteros, que há várias horas despejam litros e litros de água em zonas onde, obviamente, os bombeiros não conseguem chegar.

Longe de estar controlado, este incêndio transformou-se em dois... Assim, como por magia... apareceu lá de outro lado, vindo de outra direcção... um outro foco de incêndio, assim... sorrateiro...

Isto, meus amigos, é o país onde vivemos!
E é nestas alturas que me arrepio com determinadas capacidades humanas.

E a minha consideração pela vida desce vertiginosamente, como se tivesse caído num abismo quase infinito... Começo a pensar no tipo de pena perpétua que uma pessoa que desencadeie um incêndio deveria ter. Sim, no tipo de pena perpétua. Não é aquela de passar o resto da vida na cadeia e também não é a pena de morte.
Deveria ser uma pena que durasse uma vida, ou o equivalente ao tempo que aquelas árvores TODAS demoraram a crescer... Assim, muuuuiiiiitoooo tempo!

Perto de minha casa há um sítio onde muita gente passou hoje para ver onde era o fogo... isto porque anunciaram que o fogo era no Penedo. Na realidade não era, e está ainda longe de ser. Mas o fogo é enorme e as labaredas viam-se a quilómetros de distância... E o fogo está lá para durar. Pela noite fora, sem os helis para ajudar, os bombeiros vão ter que lutar contra chamas e contra o malvado vento que se fez sentir todo o dia!

Eu sou sensível neste tema, o fogo é uma coisa que me custa. Faz-me confusão, mesmo as imagens que passam nos telejornais... não consigo ver as labaredas, seja o fogo numa floresta perto de mim, seja noutro distrito, ou noutro país.

Eu sou muito limitada e não consigo perceber o que é que leva esta gente que se acha gente, de carne e osso, gente que se considera da raça humana a praticar este tipo de acções... façam o favor de me explicar... mas tem de ser MESMO MUITO BOA essa explicação...

Ah! São quase 23 horas e ainda há 5 minutos ouvi os bombeiros...

1 comentário:

FavaRica disse...

Sereia :-(
Ouvi a notícia do fogo entre o Penedo e os Capuchos :-o
Fiquei tão assustada! Era para ter-te ligado logo... depois disseram que estava controlado.. fiquei mais calma e já era tarde..
Coitada da nossa Serra :-(
Não entristeças, não desanimes!
Ela continua a ser mais forte!!
Beijo